Dois jovens morreram ontem, quinta-feira, na sequência da colisão do carro em que seguiam contra um camião. O acidente registou-se ontem, de manhã, na EN 106, em Rio de Moinhos, Penafiel. Outros dois ocupantes estão hospitalizados e em estado grave.
Iam montar um carrossel para as festas do Nosso Senhor dos Remédios que decorrem este fim-de-semana, em Rio de Moinhos, Penafiel. Um desvio da faixa de rodagem, na EN 106, a dez quilómetros do destino, atirou o carro, onde viajavam, para a via contrária e embateram violentamente em dois pesados, a circular no sentido contrário: dois jovens morreram de imediato e outros dois estão hospitalizados em estado grave no hospital de Penafiel.
O condutor, um homem de 21 anos, poderá ter adormecido ao volante, acredita o motorista da Toyota Dyna, a circular em sentido contrário, onde embateu o Ford Fiesta, vermelho, em que seguiam quatro jovens: dois de Braga, um de Freamunde (Paços de Ferreira) e um quarto de Caíde de Rei, (Lousada).
O grupo seguia com destino à freguesia de Rio de Moinhos, contratados pelo dono do carrossel, um comerciante da Trofa, com a tarefa de montar o equipamento de diversão para as festas deste fim-de-semana.
Cerca das 10.40 horas, depois de passarem o "cruzamento da Ribeira", na EN 106, no sentido Penafiel-Entre-os-Rios (em Galegos), a viatura descontrolou-se e embateu a meio da carroçaria da Toyota Dyna, rodopiou e ter-se-á enfaixado na frente de um camião que seguia atrás da Toyota.
Os dois ocupantes dos bancos traseiros do Ford Fiesta, Carlos Barbosa Fernandes, 24 anos, de Braga, e Fábio Joel Gomes, 23 anos, de Caíde de Rei (Lousada), tiveram morte imediata. O condutor, Rui Alexandre Pinto, de 21 anos, morador em Braga, e Emanuel de Almeida, de 25 anos, residente em Freamunde, que viajava ao lado, sofreram ferimentos graves. Os dois feridos foram transportados ao Hospital Padre Américo do Vale do Sousa, em Penafiel, onde se encontram hospitalizados.
"Eu seguia em direcção a Penafiel quando o Ford Fiesta vermelho saiu da mão e veio bater-me na carroçaria, rodopiou e enfeixou-se contra o camião, que vinha atrás de mim. O condutor deve ter adormecido porque, pareceu-me, até nem vinha com grande velocidade" contou Luís Silva, condutor da Toyota Dyna.
Alertada a Emergência Médica, várias viaturas dos bombeiros de Paço de Sousa e Penafiel estiveram no local, tendo sido accionada a viatura de emergência médica do Hospital de S. João, Porto, e o helicóptero do INEM.
A estrada esteve cortada nos dois sentidos entre a hora do acidente e as 13.30. Foi reaberta depois dos bombeiros terem procedido à retirada do Ford Fiesta e limpo a estrada, uma das mais conflituosas e congestionadas da região. A GNR tomou conta da ocorrência.
in Jornal de Notícias