quinta-feira, 9 de julho de 2009

V Festival de Folclore

Decorreu no sábado passado, 4 de Julho, o quinto Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico S. Pedro de Caíde de Rei. O evento, para além do grupo anfitrião, contou com a presença de três grupos folclóricos convidados: Grupo Folclórico Danças e Cantares do Fial - Albergaria-a-Velha; Grupo Folclórico dos Pescadores das Caxinas e Poça da Barca - Vila do Conde e Rancho Folclórico Santa Eulália de Lamela - Santo Tirso.
Com excelentes instalações para um evento do género, a Casa de Vila Verde foi o local escolhido, tal como em anos anteriores, para a recepção e jantar dos ranchos convidados.
Mais tarde, após o prolongado jantar, deu-se então início ao desfile desde Vila Verde até à Praça de S.Pedro. Após alguns minutos de caminho, deu-se por terminado o desfile, não sem antes todos os grupos circundarem a Igreja, pois o S. Pedro, que lá no alto da igreja se encontrava, tinha o direito de ver bem de perto aqueles fabulosos grupos, não fosse ele o padroeiro do Rancho de Caíde.
Já no palco, com todos os estandartes presentes, procedeu-se à colocação da fita comemorativa do evento, bem como à entrega de lembranças a todos os convidados.
Após estes momentos, deu-se então início às actuações dos ranchos. Primeiramente, foi o grupo anfitrião que demonstrou as suas músicas e danças ao público presente, seguindo-se o Grupo Folclórico Danças e Cantares do Fial - Albergaria-a-Velha, depois o Grupo Folclórico dos Pescadores das Caxinas e Poça da Barca - Vila do Conde e finalmente o Rancho Folclórico Santa Eulália de Lamela - Santo Tirso, grupo este que maravilhou o publico, tocando um vira para todos dançarem e, deste modo, foram vários os pares que subiram ao palco.
Neste dia de festa para a freguesia de Caíde de Rei e através deste evento de carácter cultural foi possível reviver as danças e cantares de outrora, assim como manter vivas as raízes e a cultura do povo, uma vez que este evento visa promover as tradições e reviver os modos de vida ancestrais de diferentes regiões do país, bem como, divulgar o folclore da nossa região.

0 comentários:

 
© 2009 Template feito por Templates para Você